Acaba interdição na BA 210


Altemar Sérgio

Da Redação

Está previsto para o próximo sábado a visita do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), ao município de Juazeiro quando irá inaugurar a pavimentação asfaltica nos perimetros irrigados. A parte relacionada ao trecho do Mercado do Produtor ao bairro Tabuleiro, na BA 210 foi suspenso porque resta concluir os serviços de iluminação. Enquanto isso, políticos e comerciantes do município de Sento Sé classificam o comportamento do Governador como uma grande afronta por ter abandonado as obras pela metade.

O alfalto começou a se desmanchar com as primeiras chuvas

Com um movimento de interdição da BR, na localidade de Piçarrão que durou três dias, o Presidente da Câmara de Vereadores de Sento Sé, Altemar Sérgio (PSL), relata sobre os motivos que levaram as pessoas a tomarem a decisão. “O povo cansou das promessas do Governador, ninguém esquece que durante a ultima campanha pela reeleição quando ele foi a público dizer que a estrada sairia no 1º semestre, agora está alegando que só vai fazer a licitação no 2º semestre,no entanto, isso é uma tremenda falta de respeito para com nossa população", argumenta. Ele classificou como afronta a inauguração da pavimentação asfaltica nos perímetros irrigados em Juazeiro. "É uma grande acinte para com todos nós. Enquanto que em Juazeiro se amplia parte da BA, com iluminação, sinalização, canteiros, se recupera os acessos para os distritos irrigados, nós estamos sofrendo para conseguir apenas a recuperação de um trecho".

Prejuízos no transporte de mercadorias

Altemar Sérgio informa ainda que com a estrada nas condições que se encontra, a cada dia a situação no município se agrava. “A principal empresa do ramos de agricultura irrigada, a Frutimag, foi obrigada a fechar suas portas por causa da estrada, desempregando milhares de funcionários. Tudo que se planta no município é negócio de risco; vários fornecedores deixaram de entregar mercadorias no comércio por não mais suportarem os prejuízos em seus veículos, isso sem incluir os inúmeros assaltos; várias famílias foram obrigadas a venderem suas propriedades para tentar a vida em outras cidades; os carros que fazem linha transportando passageiros quase todos os dias amargam prejuízos nas oficinas. Hoje, praticamente tudo gira em torno da prefeitura que não tem condições ajudar. Tanto ela como os vereadores e comerciantes tem envidado esforços para que as coisas sejam resolvidas, mas infelizmente o que se vê é isso, o inteiro abandono, o nosso município está isolado do restante do país”, desabafa.

O prefeito Ednaldo Barros (PSDB), vereadores e comerciantes conseguiram a duras penas a recuperação de parte do trecho numa distância de 48 quilômetros. O problema agora está nos 102 quilômetros restante. Durante a campanha pela reeleição, o Governador esteve no município, e em praça pública prometeu mundos e fundos à população – inclusive a conclusão das obras. Confiante nas promessas, o eleitorado depositou 72% do total de votos. “Nunca em nossas vidas esperávamos que o Governador fizesse isso com agente. A nossa esperança agora é a ajuda da imprensa”, lamenta.

Neste trecho não existe asfalto, apenas buracos

Por outro lado, ele afirma que um dos culpados pela situação da estrada é o ex-prefeito Juvenilson Passos (PT) por não ter dado a devida atenção. “Ele é um dos culpados por esta situação porque não teve competência para conduzir o processo político perante seus ex-parceiros para que a estrada fosse recuperada. Ele era aliado do ex-governador Paulo Souto, do ex-presidente Fernando Henrique, e contava com o apoio de deputados e senadores de peso na época. Depois que seu parceiros perderam a eleição, ele pulou, está no PT, e o pior, ainda continua sem a mesma competência de conseguir um metro de asfalto perante o governo que aí está. Enquanto isso, a atual administração municipal, juntamente com nós vereadores e comerciantes, conseguimos, a duras penas, 48 quilômetros de asfaltamento, restando ainda os 102 quilômetros que estão infernizando as nossas vidas”, concluiu.

Essa foi a segunda vez que moradores interditaram a pista. Eles pretendiam fazer manifestação portando faixas e cartazes no sábado durante a presença do governador Jaques Wagner em Juazeiro, mas com o cancelamento do ato devido ao atraso da entrega da iluminação do trecho Mercado do Produtor e Tabuleiro, tudo foi por água abaixo.

Com a palavra o Governo do Estado e o ex-prefeito.
Ap


Da Redação - Sentosenoticias.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.