APLB SENTO SÉ CONFIRMA – MUNICIPIO PAGA O PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E PAGARÁ ESTE MÊS AUMENTO DE 22,22%



A exemplo da categoria em todo estado e no país,  os profissionais em Educação de Sento Sé, das redes municipal e estadual, estiveram reunidos em assembléia nesta sexta-feira, 16/03, pela manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, demonstrando a mesma  disposição dos colegas em todo o Estado,  defender as principais bandeiras do movimento, a saber, o piso salarial de 22,22%, mais investimentos para a educação, com a garantia de 10% do PIB no PNE (Plano Nacional de Educação) e carreira para os professores, especificamente da Rede Estadual.
O Coordenador da APLB Sindicato em Sento Sé, o educador José Muniz (Guara) disse que o prefeito municipal vem pagando o piso nacional desde a implantação em 2009 e já garantiu em reunião na ultima Sexta-feira, dia 10/03, que o aumento de 22,22% será pago sem nenhum problema. Segundo Guara, o gestor disse ainda que não pagou no contra-cheque de Fevereiro passado, por causa da publicação da Lei que aconteceu em 27/02 e os procedimentos da Folha de Pagamento já estavam prontos. 
O Coordenador da APLB Sindicato núcleo de Sento Sé afirmou ainda que ficou acertado de que o retroativo será pago em duas parcelas. Este mês de Março será pago o retroativo  referente ao mês de Janeiro e em Abril  o correspondente a Fevereiro.
A maior luta da entidade sindical é quanto a aplicação do Piso Nacional do Magistério a nível estadual.
Durante o ato político, realizado em Salvador,  esta semana, o Professor Rui Oliveira, Coordenador geral da APLB e Secretário de Política Sindical da CNTE, ressaltou que os professores exigem o cumprimento de acordo firmado em mesa de negociação com o governo do estado, e assinado desde 11 de novembro de 2011, no qual está firmado o compromisso de que o reajuste salarial do magistério da rede estadual do ensino fundamental e médio será o mesmo do piso salarial profissional nacional, que este ano  é de 22, 22%, “nos anos 2012, 2013 e 2014, a partir de janeiro de cada ano, incidindo sobre todas as tabelas”.
Nota Divulgada na ultima Quarta-feira, pela Ouvidoria Geral do Estado.
www.ouvidoriageral.ba.gov.br
O Governo da Bahia vai continuar pagando o piso salarial nacional a todos os professores estaduais, como vem fazendo desde 2009. Os professores, licenciados, (32.584 integrantes da carreira do magistério estadual), já percebem salário acima do piso nacional de R$ 1.451,00. Com o último reajuste de 6,5%, concedido a todo funcionalismo estadual e retroativo a janeiro deste ano, o salário base praticado é de R$ 1.586,02, além da gratificação por regência de classe.
Para aqueles professores não licenciados (5.210 professores de nível médio) que estão com os salários abaixo do piso nacional, as equipes das secretarias da Administração e Educação estão concluindo os estudos técnicos para aplicação do reajuste necessário ao cumprimento da lei. “O nosso compromisso em pagar o piso nacional aos professores será honrado”, ressalta o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.
A Bahia é exemplo nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor, cujas bases foram acordadas entre o governo e sindicato. Instituído em 2008, o plano estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão horizontal decorrente da avaliação de desempenho, que é voluntária.
Com informações da SECOM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.