Congos de Sento Sé hasteam bandeira em homenagem a N S do Rosário.

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificados aos santos do catolicismo. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade. 
O congado, também chamado de congo ou congada mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.

A tradição dos Congos em Sento Sé vem sendo cultuado e perpertualizado pela família do saudoso Séo Cantonilio, que lutam para   florescer   um dos mais autênticos folclóricos do município.
Hoje, 19/03, dia de São José, os Congos se reuniram e em desfile, com cânticos e ao som de Pandeiros de fabricação própria, saíram às 09h30min, da Rua Eunapio Peltier, em direção à sede da instituição situada na praça do bairro Tombador. Lá enfeitaram  o mastro onde foi colocada a Bandeira em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Aos cânticos, musicas e rituais a bandeira foi hasteada e deverá ser baixa no Sábado de Aleluia, dia alto da festa. 

Por:Gabriel Filliph e Osiel Amaral do www.sentosenoticias.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.