TRABALHO DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA EM JUAZEIRO CONTRIBUI PARA RESULTADO DO IDSUS


Juazeiro está situado entre os 25% melhores municípios brasileiros que obteve maior Índice de Desempenho do SUS (Idsus). Um dos fatores que contribuiu para elevar o resultado na cidade foi o Programa de Rastreamento de Câncer de Mama, considerado, segundo o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa, melhor da Bahia, inclusive que a região metropolitana.
Juazeiro é um dos poucos municípios que faz rastreamento de câncer de mama, ou seja, realiza ações que vão desde a prevenção, detecção da doença, ao tratamento. O trabalho começa nos postos de saúde, onde são realizados mensalmente em média 1 mil preventivos para prevenção do câncer de colo do útero. Além dos exames são realizados periodicamente atividades de orientação sobre a doença.
A oferta do serviço pelo SUS existe devido à possibilidade do município ter uma parceria com o Hospital de Barretos (SP), através do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII). De 2007 até final do ano passado, aproximadamente 46,5 mil exames foram realizados pelo Instituto, sendo uma média de 300 exames mensais. A microrregião de Juazeiro tem 167 casos confirmados da doença, destes, 100 são de Juazeiro.


Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU Imagem Ilustrativa da Internet

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.