Congada movimenta o Sábado de Aleluia em Sento Sé
De origem africana, mas com influência ibérica, o congo já era conhecido em Lisboa entre 1840 e 1850. É popular no Nordeste e Norte do Brasil, e em Sento Sé a festa homenageia Nossa Senhora do Rosário e tem inicio no dia 19 de Março, dia de São José,(Padroeiro da cidade), quando é erquida a bandeira, simbolizando a abertura das festividades. O encerramento acontece no Sábado de Aleluia. Nas primeiras horas do dia os participantes são convidados a baixarem a bandeira, coroar o novo Rei e a nova Rainha, posteriormente em desfile pelas ruas do bairro Tombador, vão até a sede social da instituição.
Segundo a história,a congada é a representação da coroação do rei e da rainha eleitos pelos escravos e da chegada da embaixada, que motiva a luta entre o partido do rei e do embaixador. Vence o rei, perdoa-se o embaixador. Termina com o batizado dos infiéis.
Na dança do congo só os homens participam, cantando músicas que lembram fatos da história de seu país. A congada é composta por doze dançarinos. O vestuário usado pelos componentes do grupo é bem colorido e cada cor tem o seu significado. Azul e branco são as cores de Nossa Senhora do Rosário. O vermelho representa a força divina. Os adornos na cabeça representam a coroa.
Por: Gabriel Filliph & Osiel Amaral do sentosenoticias.com
Leave a Comment