Sento-Sé comemora o seu 36º aniversarío,vejam um pouco da nossa história
![]() |
Centro da Cidade |
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA VELHA SENTO-SÉ
As casas na sua maioria eram de taipa pintadas e de chão batido de areia clara.
Os principais LOCAIS TURÍSTICOS eram: o tanque; o riacho; os carnaubais; o tamarindeiro de Dona Zefa de Seu Lapinha; a Lagoa do Peixe; o pontal; as barrinhas; a salina; a Beira do Rio, pequeno povoado onde ficava o “toco da mentira”; o horto; o moinho; a Boa Esperança, etc.
![]() |
Hospital Regional |
Tinha uma importância muito grande suas MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS como: subida ao monte na sexta-feira da Paixão; a festa dos Congos; o São João (dia 23 de junho); os Caretas, no dia 24 de junho; as festas natalinas e a mais importante das manifestações religiosas do município: a festa de São José, na qual a cidade também se despediu em 19 de março de 1976, com a presença de um trio elétrico pela primeira e única vez na cidade. Tinham também os cultos evangélicos nas igrejas Congregacional e Assembléia de Deus, esta uma pequena casa, vizinha à casa de meus pais aonde eu nasci e vivi até a vinda aqui para a nova cidade de Sento-Sé.
Vale lembrar ainda dos desfiles do dia 07 de Setembro; do carnaval no Centro Social; das festas no “Balbino”, algumas delas com presença de cantores famosos como Waldick Soriano, Martinho da Vila, Fernando Lélis, etc.; dos “assustados”, que eram festas feitas ao som de radiola, a escolha da Rainha do Milho na Praça Central. A cidade também era visitada pelos cinemas de lona, que passavam temporadas com filmes de ação e de faroeste, sendo o mais conhecido o “Cine Esmeralda” do Seu Ivan. Recebeu também temporadas de vários circos de lona.
LOCAIS DE DIVERSÃO: a praça central, sempre bem cuidada, com o Bar Vira-Copos do Jorjão; o parque da praça central; o campo de futebol; o centro social; o GE Dr. Antônio Balbino e alguns bares, sendo os mais destacados o Bar Estrela do Sr.Delinho, o bar de Silô, o bar de Toinho de Expedita, o bar de Rui e o bar de Chico Maroto .
![]() |
Trio Elétrico - Velha Sento Sé |
Muito se fala na casa grande, mas ali, apesar de pequena, era uma cidade com grandes e belas OBRAS ANTIGAS, além da tão falada casa grande: o hotel de Dodô; a casa de D. Maria de Seu Porfírio; a casa de Fafá, de Silô, de Dr. Deny, do Sr. Osvaldo Lopes, do Des. Osvaldo Sento-Sé, de Hélio, de Cirano, do Sr. Jandir Sento-Sé, de Seu Quinzinho, de Seu Totonho, de Seu Mindoca, de Seu Elisiário, a casa paroquial, o pensionato ao lado da casa paroquial, o Centro Social, o Hospital Regional, o GE Dr. Antônio Balbino, o GE Dr. Juca Sento-Sé, a lavanderia, a cisterna, o chafariz, os banheiros públicos, a prefeitura nova e a velha, a igreja católica, a igreja Congregacional, a usina de energia elétrica, o depósito da prefeitura, a ponte até a beira do rio, o cais, igual ao da orla de Juazeiro, só que lá não tinham as barras laterais, a caixa d’água, a sede do correio, anexa à casa de Seu Leônidas, a delegacia, bem simples, pois ali quase não existia criminalidade, portanto de pouco uso, o hangar para pouso de aviões, enfim, todo o centro da cidade.
Hoje a gente percebe-se dúvidas que pairam na cabeça das pessoas de como era a nossa antiga cidade, mas quem ali viveu sabe da grandiosidade daquela pequena terra. Ali residiram pessoas que tiveram muita importância a nível municipal, estadual e até federal, como: (Dr. Juvêncio Alves, Dr. Heitor Sento-Sé, Dr. Juca Sento-Sé, Dr. Guilherme, etc.) que eram médicos; advogados (Dr. Jayro Sento-Sé, Dr. Custódio, Dr. João Fernandes, etc.); juiz (Dr. Djalma Fernandes); promotores (Dr.Demóstenes Nunes, o Deny, Dr. Cordeiro, etc.); desembargador (Dr. Osvaldo Sento-Sé); secretário de estado (Bolivar Santana, secretário de Educação em 1969 no governo de Antônio Balbino) deputados (Bolivar Santana, Jayro Sento-Sé, etc.); senador (Joaquim Jerônimo Fernandes da Cunha,o JJ Fernandes da Cunha nascido no povoado de Urucé, neste município).
![]() |
Toco de Mentira - Beira do Rio |
Eu finalizo dizendo que falar de Sento-Sé é traduzir o que diz a canção: ”Coisas que não voltam mais”.
Música: MINHA VELHA SENTO-SÉ
(Paródia da música Meu Pequeno Cachoeiro de Roberto Carlos)
Eu passo a vida recordando
De todo quanto ali deixei
Sento-Sé, meu Sento-Sé
As águas do Velho Chico
Te vieram engolir
Mas te confesso na saudade
As dores que arranjei pra mim
Pois todo pranto dessas mágoas
Inda irei juntar às águas
Do Lago de Sobradim.
(Minha Velha Sento-Sé, vivo só pensando em ti
Ai que saudade da minha terra, doce terra, o lugar onde nasci).Bis
Recordo a casa onde eu morava
O tanque e o carnaubal
Os Congos e meu São José
A festa tradicional
A minha escola, a minha rua
Os nossos banhos matinais
Ai como o pensamento voa
Ao lembrar a terra boa
Coisa que não voltam mais.
(Minha Velha Sento-Sé, vivo só pensando em ti
Ai que saudade da minha terra, doce terra, o lugar onde nasci).Bis
Leave a Comment