Jaques Wagner inaugura Parque Eólico Sento-Sé na região de São Pedro
Será energia suficiente para atender o consumo residencial de 300 mil casas populares, equivalente a uma população de 1,2 milhão de habitantes.
O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, esteve na manhã de ontem (11) em São Pedro, povoado de Sento-Sé, para a inauguração do Parque Eólico da Brennan e Chesf. Durante a visita, representantes do movimento que pede a restauração da BA 210 reuniram-se com o governador, o ministro da Integração e o diretor do Derba (Departamento de Infraestrutura de Estradas da Bahia), para definir a data de finalização da rodovia.
Os moradores de Sento-Sé protestaram na última segunda-feira (08) pela segunda vez, com interceptação e queimada de pneus na BA 210, trecho entre Sobradinho e Sento-Sé. Eles reclamaram a retomada do serviço de asfaltamento que não foi concluído, afirmando o fim da manifestação com a garantia de um prazo que foi atendido durante a visita. “Até o final de 2014 a estrada estará pronta”, garantiu Saulo Pontes, diretor geral do Derba. Durante o encontro Jaques Wagner recebeu do prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, a solicitação de liberação para os transportes alternativos, que estavam sendo impedidos de transitar interestadualmente, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que tirou como base de ação o decreto 2.521/98. Foi concedido um limite de tempo para regulamentação das vans. “Eu já mandei uma ordem de prazo para que tudo seja regularizado, porém tudo precisa de ordem, então resolvam logo”, aconselhou o governador da Bahia.
O ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, ressaltou a importância da implantação de energia eólica, principalmente no Nordeste, por conta da grande estiagem que vem enfrentando. “Temos que ter cuidado para que a água seja prioridade do consumo humano e que possamos encarar a seca com condições cada vez melhores”, destacou. O governador Jaques Wagner evidenciou na sua fala o projeto para criação de um Instituto Tecnológico no município para focar no estudo da energia eólica, com o objetivo de gerar empregos e técnicos.
Depois da assinatura do governador, ministro e presidentes da Brennam e da Chesf para alvará de entrega, foi dado aos donos das terras utilizadas para implantação das torres o documento fundiário que garante o valor de $100.000,00 por torre ao ano.
“A energia elétrica gerada, que totaliza um total de 90 MW, é transmitida através de uma linha de transmissão de 58 quilômetros de extensão. Foram três parques: São Pedro do Lago, Pedra Branca e Sete Gameleiras, que vão gerar energia suficiente para atender o consumo residencial de 300.000 casas populares, equivalente a uma população de 1,2 milhão de habitantes”.
Leave a Comment