Aumenta o número de Cirurgiados no Hospital de Sento Sé
A Secretaria Municipal de Saúde de Sento Sé desenvolve diversos procedimentos cirúrgicos: Laqueadura de trompas, Histerectomia, Cesarianas, Períneo, Hidrocele e Vasectomia e outras consideradas pequenas cirurgias. A laqueadura tubária, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde. As cirurgias estão sendo realizadas quinzenalmente, no Hospital e Maternidade Dr. Heitor Sento Sé.
No ùltimo final de semana / foram realizados 13 procedimentos cirúrgicos entre média, alta complexidade e mais 20 pequenas cirurgias.
04 – Laqueaduras de trompas
02 – Histerectomia
04 – Cesarianas
01 – Períneo
01 – Hidrocele
01 – Vasectomia
O Ministério da Saúde autoriza a realização de laqueadura desde que sejam cumpridos alguns pré-requisitos. Para isso, a mulher precisa ter 25 anos ou mais, ter dois ou mais filhos, além de passar por uma avaliação clínico-laboratorial, entrevista social e indicação médica.
A cirurgia não pode ser feita logo após o parto ou a cesárea. De acordo com o coordenador de enfermagem, Moisés Lima Nogueira, o procedimento só é realizado se a mulher tiver algum problema grave de saúde e se for indicada pelo médico.
Laqueadura- A laqueadura é um método de esterilização feminina, caracterizado pelo corte das tubas uterinas, que fazem o caminho dos ovários até o útero. Assim, as tubas uterinas impedem a passagem do óvulo e os espermatozoides não o encontram, evitando a fecundação, ou seja, impossibilitando a gravidez da mulher.
Segundo informações do Secretário Municipal da Saúde, Dr. João Batista, a intensão do prefeito Ednaldo Barros é aumentar ainda mais a oferta de serviços cirúrgicos no município.
Leave a Comment