Filha de pescador de Sento Sé ganha bolsa para estudar medicina em Cuba
Filha de pescadores do município de Sento Sé, a cerca de 800 km de Salvador, às margens do Rio São Francisco, Juliete Silva, 21 anos, viajou neste fim de semana rumo à Cuba. Ela foi beneficiada com a Bolsa do Governo Cubano para estudar Medicina em Havana. Na véspera da viagem, sexta-feira, 09, a estudante esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), para agradecer a Carlos Brasileiro e ao Governo do Estado, pelo apoio dado à família no processo de seleção, e com as passagens e trâmites da documentação necessária.
A conquista da bolsa é fruto da relação do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Relações Internacionais com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com apoio da Sedes e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), em articulação com o Movimento Estadual dos Pescadores e Pescadoras (MPP-Ba). Com a bolsa, Juliete terá moradia em Havana, alimentação e estudos gratuitos, em iguais condições às dos bolsistas cubanos.
Trata-se do principal programa de concessão de bolsas oferecido pelo governo de Cuba a brasileiros destinado a estudos na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), na capital do país. A cada ano, até 100 brasileiros são selecionados para cursar medicina na instituição.
Emocionada com a perspectiva de fazer o curso universitário que sempre quis, Juliete garante que vai estudar seriamente para se especializar em clinica geral. “Quero voltar para meu município e atender o povo, pois nós precisamos muito lá deste serviço”, comentou. Segundo Joaquim Vale, pai da bolsista, um dos seus sonhos está sendo realizado, “um sonho como pescador de ver minha filha estudar o que sempre desejou, e em Cuba”.
Acompanhada de outros jovens, também da Bahia e do Brasil, Juliete embarcou no último sábado, para um período de estudo de quatro anos.
Acompanhada de outros jovens, também da Bahia e do Brasil, Juliete embarcou no último sábado, para um período de estudo de quatro anos.
Fonte: Portal da Sedes
Leave a Comment