Sessão extra na Câmara Municipal aprova contas 2012 da prefeitura de Sento Sé


Com a presença em 100%, os treze vereadores de Sento Sé participaram, hoje, 28/01, pela manhã, da Sessão Extraordinária, para votação das contas da Prefeitura Municipal, exercício Financeiro de 2012, do prefeito Ednaldo dos Santos Barros. Na Pauta: a leitura da Ata da Sessão Extraordinária de 27/12/2013, Defesa do Prefeito Municipal Ednaldo dos Santos Barros referente as  contas do Exercício Financeiro de 2012, Parecer Prévio do TCM Processo nº 09901-13, Parecer nº 01/2014 da Comissão de Finanças, Orçamento e Contas e leitura do Parecer nº 01/2014 da Comissão de Constituição e Justiça.

O Parecer  da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Contas da Câmara Municipal acompanhou o voto do Relator Hilton Muniz de Oliveira e votou pela aprovação das contas da Prefeitura Municipal de Sento Sé, Exercício Financeiro de 2012, de responsabilidade do prefeito Ednaldo e, simultaneamente, também votou pela rejeição do Parecer TCM/BA referente ao Processo nº 09901-13.

A votação dos Pareceres pela plenária foi pelo processo simbólico, conforme Regimento da Casa em seu Art. 146 ítem 1, sendo que dez vereadores aprovaram os dois pareceres da Comissão de Finanças e Orçamentos e Constituição e Justiça  por 10 votos favoráveis e dois votos contra, ficando ambos automaticamente aprovados.

O ato de Votação das Contas em pauta foi pelo processo Secreto, conforme Regimento da Câmara em seu Art. 149 item II, sendo que, surpreendentemente 10 votos favoráveis (incluso o do Presidente da Casa), e três votos contra.

No Grande Expediente o assunto central da sessão, o julgamento das Contas do exercício Financeiro 2012 da Prefeitura Municipal. Todavia a base dos discursos girou em torno de determinado comentário feito por um ex-vereador de dois mandatos em uma rede social. O vereador Uemisson Almeida em seu discurso, disse que o ex-vereador, aliado do ex-gestor,  teve apenas uma conta aprovada e sete rejeitadas pelo TCM/BA em oito anos de mandato. À época a maioria dos vereadores aliados do ex-gestor (inclusive o  ex-vereador), votaram contra o parecer do Tribunal. Hoje, esse ex-vereador diz que”...quem vota contra o Parecer do TCM – vota a favor da corrupção”. O Edil João Borges foi além. “Como é que um sujo, fala mal dos novos. E se diz “santo” como se não olhasse ao seu passado ”.

O Vereador Juliano disse “ ...nós, novos vereadores, não podemos nos espelhar nos que erraram no passado”....”Nunca irei vender a minha cabeça a prefeito nenhum”. 

O vereador Denis Almeida falou do motivo da sessão, entre outras coisas encerrou dizendo que “...o vereador não deve ter compromisso político com o prefeito”.

Já o lider do governo, Hipolito Domingos, de forma experiente e tranqüilo foi contundente e fez alguns esclarecimentos e contestações a diversas colocações feitas por seus pares de oposição, mas, respeitando o direito constitucional e democrático de cada um. Repreendeu o jovem e iniciante vereador Denis quanto à determinada expressão citada em seu discurso.

Nada mais a tratar, invocada a proteção de Deus, o Presidente Moacir Martins deu por encerrada a sessão.

EM TEMPO:

O auditório do Plenário esteve praticamente vazio. Nem mesmo o ex-vereador compareceu. Quem registrou presença foi o Diretor do SAAE Dr. Nilton Ribeiro, Assessor de Imprensa e Comunicação Ananias Gama (Galo), Assessor Parlamentar Cleriston Ferreira, os pais do vereador Jamersom Pescador e outras pessoas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.