SENTO SÉ: POPULAÇÃO AINDA SOFRE COM O DESEMPREGO


O município de Sento Sé, nos últimos doze anos, está passando por uma situação muito complicada, apesar de ter uma das maiores reservas minerais do mundo, terras férteis, quase quinhentos quilômetros de borda do maior lago artificial do América Latina e do mundo. Falta investimentos nos setores produtivos: Agricultura irrigada, pecuária, mineração, pesca, entre outros. O grande gargalo comprometedor no desenvolvimento econômico local atribui-se a precariedade da BA 210 – Trecho Sento Sé / Sobradinho e daí em diante desencadeia uma série de outras complicações.

Tudo isso acaba criando uma bola de neve, o desemprego acaba atingindo as pessoas, famílias que foram e estão sendo obrigadas a deixarem tudo para trás (casas, amigos, familiares, e sua cidade) à busca de sobrevivência. As perspectivas de desenvolvimento com a chegada de novas empresas especialmente para a exploração do minério ainda são muito remotas e pouco se sabe a respeito. Hoje, as esperanças se voltam para o povoado de Piçarrão, distante 100 quilômetros da sede do município onde se espera que em março próximo  novas empresas devam se instalar, especificamente no setor de energia eólica com a instalação de outras noventa usinas geradoras, na região do São Pedro e representará investimentos privados na ordem de aproximadamente um bilhão de reais e se estima a geração de um mil empregos diretos.

Segundo comentários de bastidores a empresa fornecedora das torres e dos aerogeradores com sede em Sorocaba-SP e filial em Mossoró/RN deverá instalar uma fábrica de cimento e outra para a fabricação das torres que serão de pré-moldados. Recentemente na Câmara de vereadores, em uma audiência publica o diretor da empresa, interrogado pelo radialista e editor do blog Sento Sé Agora, disse “estamos pensando onde instalar a fabrica” . O radialista Osiel Amaral pediu que dentro das possibilidades a mesma fosse instalada aqui mesmo em Sento Sé.

Extra-oficialmente há informações de que o prefeito Ednaldo Barros está viabilizando condições fiscais para instalação das fábricas em território municipal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.