ESTUDANTES DA UNIVASF REALIZAM INTERCÂMBIOS SOCIAIS NO EXTERIOR


Viajar, conhecer outras culturas e vivenciar novas experiências profissionais e pessoais. Esse é o desejo de muitos estudantes universitários que optam por realizar intercâmbio no exterior. Os três primeiros estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a realizarem intercâmbios sociais através da Aiesec, organização internacional sem fins lucrativos, já estão em seus países de destino: Argentina e Áustria.

A estudante de Psicologia Iana Lemos foi a primeira a viajar. Ela desembarcou na cidade de Linz, na Áustria, no dia 3 março. Segundo Iana, que sempre teve vontade de conhecer diferentes culturas, a recepção foi muito boa, as pessoas foram gentis e acolhedoras. A estudante escolheu a Áustria por causa do idioma falado no país, o alemão. Em Linz, ela desenvolve atividades nos jardins de infância e escolas primárias realizando workshops sobre a cultura brasileira. Para Iana, o intercâmbio é muito enriquecedor. “Está sendo uma das melhores experiências da minha vida, vai contribuir não só para meu desenvolvimento profissional, mas também pessoal”, afirma a estudante.

Philippi Rios, que também cursa Psicologia, desembarcou no dia 7 de março em Buenos Aires, na Argentina. Ele está hospedado em um hostel e trabalha meio período, três vezes na semana, dando apoio escolar a crianças de uma comunidade carente. A escolha da capital argentina para o intercâmbio deve-se ao idioma e à pós-graduação que o estudante deseja fazer. Para Philippi, o intercâmbio trouxe muitas contribuições, que variam desde o respeito a outras culturas à prática em instituições educacionais. “Hoje eu sei quais são as melhores formas de me comunicar com uma criança e provocar nela o desejo de aprender e estudar”, diz o estudante.

O último a embarcar foi João Neves, estudante de Engenharia de Produção. Ele chegou a Salta, também na Argentina, no dia 17 de março e está hospedado na casa da família de um voluntário da Aiesec. O estudante está trabalhando em uma fundação que atua com crianças e jovens em situação de risco. De segunda a sexta-feira, no turno da manhã, ele trabalha no setor de marketing e à tarde desenvolve atividades educacionais, como práticas de esportes e aulas de português. Para João, a experiência está sendo incrível. “A Aiesec me possibilitou desenvolver liderança ao mesmo tempo em que posso aplicar conhecimentos acadêmicos no ambiente do terceiro setor”, avalia o estudante.

Quando não estão desenvolvendo as atividades sociais, os intercambistas aproveitam o tempo livre para conhecer os pontos turísticos dos lugares onde estão hospedados e até outras cidades. João está aproveitando os fins de semana para conhecer toda a província de Salta, que apresenta regiões que variam de desertos áridos a montanhas cobertas de neve. Já Iana, esteve em Viena, capital da Áustria, e planeja ir para a República Tcheca.

Convênio - Em novembro do ano passado, a Univasf e a Aiesec firmaram um Convênio de Cooperação Técnica com o intuito de incentivar estudantes a buscarem experiências fora do país. A Aiesec promove duas formas de programas de intercâmbio: o profissional, no qual o estudante realiza atividades remuneradas em empresas de diferentes setores no exterior; e o social, que permite o trabalho voluntário em organizações do terceiro setor. 

Fonte: Geraldo José 


Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça, acesse: 

www.sentosenoticias.com 

Aqui a notícia em primeiro lugar e em tempo real.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.