SENTO SÉ: CONGOS INTENSIFICAM MANIFESTAÇÕES HOJE SÁBADO DE ALELUIA


Desde as primeiras horas de hoje, sábado de Aleluia, as manifestações afro-brasileiras dos Congos (ou reinado), de Sento Sé, mais uma vez, se intensificam por toda a cidade em devoção a Nossa Senhora do Rosário.

O senhor Doga, um dos mais velhos integrantes da irmandade, ressalta a importância para a cultura de Sento Sé. “O congado é uma das mais importantes manifestações afro-brasileiras, uma das mais importantes reconstituições e reconstruções de saberes africanos no Brasil. E é um dos maiores signos da resistência negra”. Tal fato ganha relevância com o surgimento da Kasa dos Kongos localizada na Pracinha do bairro Tombador, e instalada na gestão do até então prefeito Dr. Demóstenes Nunes Sento Sé em 1980 e durante vários anos conta com o apoio da prefeitura municipal, a exemplo do prefeito Ednaldo Barros que tem colaborado com a instituição.

Com vestes coloridas, coroas feitas com papelões e enfeitadas, pequenos batuques feitos com couro e danças africanas, saem todos os sábados de aleluia, em cortejos pelas ruas e avenidas da cidade, cantando e Reinando.

Hoje, pela manhã, às 06hs saíram da residência dos familiares do senhor Zé Verdim em desfile, dançando, cantando, batucando e soltando fogos até a sede da instituição na Pracinha do Tombador para descer a Bandeira de N. S. do Rosário erguida no ultimo dia 19/03, dia de São José. Logo em seguida, voltaram ao ponto de partida e todos juntos foram buscar o novo Rei ( Garoto Samuel) e a nova Rainha (garota Marta) na residência de seus pais na Rua Tenente Mário Alves. Daí o cortejo percorreu algumas ruas, praças e avenidas em direção à Kasa dos Kongos. Lá chegando o Rei e a Rainha assumiu o trono e uma pausa para tomarem o café da manhã. Posteriormente irão sair em desfile pelas ruas da cidade durante toda a tarde e inicio da noite. Amanhã eles continuam com muita alegria, dança e cânticos durante todo o dia até o inicio da noite quando encerram as festividades alusivas a Nossa Senhora do Rosário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.