Prefeito Ednaldo Barros visita a região das Ilhas e determina ações no combate a falta d’água
Em recente visita à região das Ilhas, a 186 km da cidade de Sento-Sé, o prefeito Ednaldo Barros e os vereadores Moacir Marins, Hipólito Domingos, Rudival Caetano e Eminho da Ponta D´água, testemunharam de perto as dificuldades vividas há décadas pelos ribeirinhos do são Francisco. Com a vazão do Lago de Sobradinho, o rio se distancia das comunidades até 12 km, deixando a população sem água até para o consumo humano. As povoações não contam com sistemas públicos de abastecimentos de água, e dependem exclusivamente do carro pipa da prefeitura.
Há mais de dois anos, a CODEVASF está construído um sistema de abastecimento de água na localidade de Pau D`arco, mas não há previsão de inauguração. O sistema também não será suficiente para atender a demanda das povoações residentes, e para piorar ainda mais a situação, a captação foi projetada em uma lagoa do rio São Francisco, que agora está seca.
Preocupado com essa incerteza, o prefeito Ednaldo Barros determinou um conjunto de ações emergências, que serão executadas como recursos próprios da prefeitura: Ampliação da oferta de água através do carro pipa; perfuração e instalação de poços artesianos para as localidades de Cepo de Fora, Manoelzinho, Pau D`arco, Anil, Campo Limpo e Frasqueira. O objetivo é combater a escassez e levar dignidade as pessoas. É preciso que o acesso à água seja garantido a essa gente. Vamos concluir os serviços de perfuração de poços artesianos na região do Brejo, e deslocar imediatamente as perfuratrizes para a região das Ilhas, afirmou o prefeito.
Fonte: Pmssé
Leave a Comment