Produtores rurais de Itapera recebem capacitação e investimento para o cultivo da banana
Com os recursos já garantidos pelo Banco do Nordeste, para a introdução inicial de ½ hectare de banana da variedade Prata Rios, 16 produtores rurais do perímetro irrigado Itapera em Sento-Sé, participaram esta semana de capacitação sobre o plantio, cultivo, colheita, manejo e comercialização organizada da fruta.
O curso oferecido pela CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) aconteceu no projeto Salitre em Juazeiro, e foi ministrado pelos agrônomos Gustavo e Denis, da empresa Plena assistência técnica, que presta serviço para a estatal nesse campo.
Os produtores estiveram acompanhados do secretario da Agricultura de Sento-Sé Catarino Reis e do presidente da COAMP (Cooperativa Mista Agropecuária de Itapera) Ermir Moreira, que se declarou satisfeito com a qualidade e a produtividade alçada no projeto Salitre. Temos terras férteis e um ambiente favorável para a produção em larga escala, e vamos fazer do projeto Itapera uma gigantesca área de produção de frutas, declarou Ermir.
Para o secretario Catarino Reis, a fruticultura irrigada é novo caminho para o fortalecimento da cadeia produtiva em Sento-Sé, em especial o projeto Itapera que tem vocação agrícola e capacidade de produção.
Os produtores ficaram encantados com a organização e o manejo da cultura, e agradeceram muito a iniciativa da secretaria de agricultura, pela oportunidade de conhecerem novas técnicas e experiência de produção. A redenção dos nossos campos irrigados estar n a diversificação das lavouras, destacaram os produtores.
Leave a Comment