PROGRAMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR DOS REBANHOS SERÁ APRESENTADO NESTA SEXTA-FEIRA (26) PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE JUAZEIRO
Com o objetivo de divulgar a importância da palma forrageira para alimentação animal e possibilitar aos agricultores familiares acesso às mudas de palma; a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro irão realizar na manhã desta sexta-feira (26), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, a apresentação do Programa de Segurança Alimentar dos Rebanhos. Na ocasião serão distribuídas mudas de palma resistente à cochonilha do carmim para 100 (cem) agricultores familiares presentes. Essa distribuição que integra o programa de segurança alimentar, pretende possibilitar a distribuição de 2,5 milhões de mudas para agricultores familiares de 22 municípios baianos, que por sua vez fazem parte da gerência regional de Juazeiro.
"A nossa gerência foi contemplada com a estação experimental de Pilar – município de Jaguarari, estação essa que irá fornecer as raquetes de palma aos agricultores familiares desses municípios", explicou Osvaldo Lopes Ribeiro Júnior, gerente regional da EBDA em Juazeiro. A previsão é que a Estação Experimental de Pilar entregue aos municípios mais de 2,5 milhões de raquetes de palma miúda. Juazeiro receberá 100.000 mudas, contemplando por sua vez 100 (cem) agricultores familiares com 1000 (mil) mudas para cada. Num prazo de 12 meses o produtor beneficiado deverá repassar mil mudas a outro agricultor familiar, ampliando cada vez mais o programa.
De acordo com Rodrigo Bonfim, chefe da Estação Experimental da EBDA em Pilar a distribuição das mudas de palma ajuda a resolver significativamente os problemas enfrentados pelos agricultores durante a estiagem. "Para a convivência com o semiárido, o agricultor necessita plantar reservas estratégicas e a palma tem sido a melhor opção para a alimentação animal. As mudas plantadas proporcionam qualidade fitossanitária aos nossos agricultores familiares por serem resistentes à cochonilha do carmim", afirmou.
A distribuição das mudas de palma está sendo articulada entre a EBDA, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e sociedade civil através de mobilização nos municípios que sediam as estações experimentais onde foram plantadas as mudas. O objetivo da mobilização é de firmar parcerias para assegurar a colheita, o transporte e a entrega das mudas de palma forrageira aos agricultores familiares.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Juazeiro, Jorge Cerqueira essa é mais uma oportunidade de proporcionar aos agricultores familiares acesso a alimentação de qualidade para os seus rebanhos. "Devido à escassez da palma forrageira para alimentação animal em nossa região, a mobilização do programa irá oportunizar para os agricultores familiares o acesso às mudas. A prefeitura através da secretaria de Agricultura está focada em apoiar e realizar ações que possibilitem o desenvolvimento e melhorias para o homem do campo", declarou.
Ascom SEAPA
Leave a Comment