SENTO SÉ: MUITO RICO EM RECURSOS NATURAIS, POVO TRABALHADOR E CONTINUA EMPOBRECIDO
O Município de Sento Sé está situado na região do Baixo Médio São Francisco, às margens do Rio São Francisco, na borda do Lago de Sobradinho, região norte do Estado da Bahia. Tem uma historia bem peculiar. Está entre as cinco cidades que tiveram que ser inundadas por causa da construção da Barragem de Sobradinho. A nova cidade de Sento Sé, foi erguida em 1976, sendo pouco a pouco habitada pelos moradores da antiga sede municipal, que submergiu às águas. O município se estende por 12 698,8 km² e população estimada em 2014 com 41.102 habitantes, segundo o IBGE. A densidade demográfica é de 2,9 habitantes por km² no território do município.
.
O contato com a natureza preservada, com relíquias do passado e com gente de coração puro e acolhedor, que recebe pessoas de vários lugares, faz de Sento Sé uma cidade de um povo forte, que passou pela dura experiência de perder o seu lugar, deixar para trás o passado e saber com muita luta reconstruir a sua historia. A cebola, juntamente com a manga, atualmente, são importantes economicamente para o município, gerando alguns empregos diretos e indiretos. Sento Sé se destacava como o maior produtor de cebola do Nordeste e terceiro maior no Brasil, chegando a ostentar o título de Capital da Cebola.

ONTEM, HOJE E ATÉ QUANDO
Com 182 anos de Emancipação Política, Sento Sé dos dias atuais alimenta os mesmos contrastes: de um lado, enorme volume de riquezas naturais, aproximadamente 580 km de borda de lago, terras abundantes e variadas, jazidas minerais, entre outros. No entanto, o seu povo continua sacrificado, empobrecido em diversos setores e com baixa expectativa de vida. “O Jornal “A Tarde” em meados de 2003 publicou:” Sento Sé, parece um município sem sorte”.
LEVANTAR A CABEÇA
Nunca é tarde para ser feliz. O nosso povo merece algo melhor. Precisamos rever conceitos, posturas administrativas, culturas do modo de pensar, implementar modelos de desenvolvimento com métodos produtivos, estimulando uma visão de progresso.
Alguém já disse: Levante a cabeça e não esmoreça, prá frente é que se anda.
Por Gabriel FIlliph - Fonte de pesquisas: IGBE, wikipedia, o exemplo e jornais e informações de Osiel Amaral
Outras fotos:
![]() |
Prazeres |
Leave a Comment