SENTO SÉ: 31 de Dezembro — Réveillon da Mesmice e poderá ser com chuva



Texto produzido pelo Radialista Osiel Amaral 

Segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo,  o tempo abafado nos dias 29 e 30 poderá provocar  pancadas  de chuvas no próximo dia 31 de dezembro, dia do Réveillon. A previsão inicial divulgada hoje, antes das 15 horas, previa precipitação em torno dos 5 mm, agora à noite, mudou. Amanhã (30) poderemos ter 8mm e na quarta-feira (31) 2 mm. 

O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia. Curiosamente, o termo era anteriormente empregado para nomear a noite da ceia de Natal e só posteriormente passou a designar a virada do ano.
Para muitos, o Réveillon é um momento de renovação, de planejar ou de colocar em prática planos antigos. Assim, são várias as simpatias e superstições para que tudo ocorra bem, como comer lentilhas, pular sete ondas (o número sete também se relaciona a religiões e crenças), entre outros inúmeros hábitos. É claro que isso tudo se trata de simbolismos, sendo, portanto, práticas de manifestação cultural que revelam as relações de identidade das pessoas em relação à sociedade e ao espaço.

OPINIÃO:

Em Sento Sé, o Réveillon dos ultimos quinze anos não difere muito de um ano para outro. Nunca houve um planejamento por parte do poder público  para idealizar novas atrações na programação, que é feita somente para amenizar “comentários” tais como: “...não fez nada”. Sempre foi assim: A praça fica num silencio total aguardando o encerramento de um evento religioso, que algumas vezes terminou alguns minutos após à meia-noite. Com rapidez a queima de fogos com duração maxima de dez minutos, sem tempo para qualquer contagem regressiva e ai coloca-se um banda no palco e fim de papo. Quem faz uso de bebidas alcoolicas fica nos bares, quem não gosta, dar uma voltinha e vai dormir.

Desde 2005 iniciou-se uma obra de reestruturação urbana da entrada da cidade e até então sem conclusão e partes às escuras. A estrutura atual existente criada em 2012 com o acionamento da nova iluminação, calçadas e pista dupla, mão e contramão, é suficiente e adequado para começarmos a pensar em programar alguns eventos no local, a exemplo do réveillon. Poder-se-ia pensar em instalar, iluminação natalina, palco oficial, familias inteiras se instalariam em toda a sua extensão para curtirem a festa passeando ao longo da avenida e, finalmente a queima de fogos em diversos pontos da cidade. Os show’s poderiam ter inicio a partir das 19hs do dia 31 à meia-noite a tradicional queima de fogos, posteriormente a continuação dos show's, etc. Uma coisa é certa, a confraternização entre familiares que comparecem na cidade, com amigos, entre outros, seria bem melhor e agradável. 

ALGUÉM PODE INTERROGAR – E OS EVENTOS RELIGIOSOS ?

Em nada impede a realização de cultos nas igrejas evangélicas e Missas nas igrejas Católicas. Quem frequenta as igrejas por certa lá estarão com a opção de antes da igreja ou  depois, passear na praça, avenida, etc.

Quem não muda! não cresce.

Pensamos assim e respeitamos opiniões em contrário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.