BRASIL: Lago de Sobradinho fica perto do colapso
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) busca novas medidas para conter a queda do reservatório da usina hidrelétrica de Sobradinho (BA), no rio São Francisco, que fechou semana passada abaixo de 9% da capacidade máxima. A meta é evitar o esvaziamento completo do volume útil antes do retorno das chuvas. O fenômeno climático El Niño pode complicar ainda mais a situação. Há exatamente um ano, o estoque de água em Sobradinho estava em 30,63%.
Para evitar o colapso do reservatório, o ONS pediu à Agência Nacional de Águas (ANA) autorização para aumentar a quantidade de água liberada pela usina de Três Marias (MG), que fica rio acima. A vazão de saída tem ficado em torno de 400 mil metros cúbicos por segundo. O objetivo é elevar o volume para 500 mil ou 600 mil m³/s. Se for permitido, chega mais água em Sobradinho e o armazenamento deve ficar entre 1% e 3% no fim do período seco, segundo o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. Sem medida adicional, o estoque cai para perto de zero.
Terceiro maior lago artificial do planeta, o reservatório de Sobradinho nunca enfrentou seca tão dramática desde a inauguração, em 1979. São 4,2 mil quilômetros quadrados de área alagada. A ANA já havia permitido redução da vazão liberada por Sobradinho, o que diminuiu o ritmo de queda. Chipp esclarece que a usina tem condições técnicas de operar no "volume morto", mas deixa claro que essa seria uma situação extrema, tornando ainda mais prolongada a recuperação do reservatório.
As chuvas no Nordeste continuam abaixo do normal. Até o fim da semana passada, a vazão registrada na região estava em 42% da média histórica. O percentual se repetirá em outubro, conforme estimativas do ONS.
Fonte: Valor online
Leave a Comment