SENTO SÉ: TÉCNICO DA CERB REALIZA VISTORIA NO SISTEMA DE CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA NA SEDE DO MUNICÍPIO

Na manhã do último domingo (27/09) o Diretor do SAAE – Dávio Paes, recebeu a visita do senhor Paulo Carvalho, técnico da CERB – Companhia de Engenharia e de Saneamento da Bahia, escritório regional de Juazeiro, com o objetivo de vistoriar a atual situação dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água  que abastece a cidade de Sento Sé, colher informações relacionadas a quantidade de ligações atualmente atendidas, previsão de novas ligações, expansão das redes, entre outras. Segundo Paulo Carvalho, a ideia é atualizar um antigo projeto de modernização do sistema já existente na CERB  desde a primeira gestão do prefeito Ednaldo Barros.

Acompanhamos a visita ao sistema de captação no porto fluvial, as condições de baixa do lago de Sobradinho, o comprometimento em linhas gerais de todos os sistemas de captação às margens do lago e a estação de tratamento – ETA.

O atual sistema de tratamento é considerado obsoleto e não atende à demanda. A Chesf, quando da construção da nova cidade (1975), construiu um filtro com capacidade para atender 800 ligações. Em 1998, até então prefeito municipal, Ednaldo Barros, construiu com recursos próprios um novo filtro com capacidade aproximada de 3.600 ligações e atualmente o SAAE distribui água para 5.990 ligações oficiais e estima-se outras 2.000 entre clandestinas (gatos) e atendimento a novos bairros. Além do mais, a qualidade da água distribuída há mais de 16 anos tem sido comprometida por conta da estrutura, da localização geográfica da cidade e por consequência da captação localizada à margem direita do lago onde ventos da região concorrem para manter a água agitada, obrigando o SAAE ao uso constante de produtos que normalmente não são usados por outros sistemas na região.


Filtro construido pelo prefeito Ednaldo em 1998 Capacidade 3.600 ligações
À esquerda filtro para 800 ligações
Durante a visita e conversas informativas e técnicas, relembramos que a principal finalidade da Barragem de Sobradinho é a regulação da vazão do rio e que o volume armazenado não deveria ficar abaixo da cota 3,85. Todos os sistemas de captação de todos os municípios estão situadas na referida cota limite. A situação de esvaziamento aconteceu por causa da geração de energia após os apagões ocorridos no pais, exigindo vazão superior a afluência normal e a falta de chuvas para reposição ao longos dos últimos 15 anos.
Base da captação construida para cota 3,85
Fonte: Osiel Amaral

ww.sentosenoticias.com - A 7 anos Juntinho de Você, informando, entretendo e aproximando .

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.