Ex-prefeito de Remanso pode ser o próximo a perder os direitos político

A situação do ex-prefeito do município de Remanso, Bahia, José Clementino de Carvalho Filho, popular Zé Filho (PSD) não é nada boa perante a Justiça Federal. Ele está enfrentando uma ação penal de numero 0000662-84.2014.4.01.3305, datada do ano de 2014, referente apropriação indébita. De acordo o processo impetrado pelo Ministério Público Federal (MPF), Zé Filho descontava as parcelas do INSS dos funcionários em folha e não repassa para a Previdência. Com isso, servidores foram prejudicados no momento da aposentadoria. Ainda assim, existe uma outra ação para que o ex-gestor devolva o dinheiro que foi descontado dos funcionários durante o último mandato (2008-2012). Com a nova legislação, o responsável pela devolução de recurso deixou de ser o município, passando a ser de responsabilidade de quem praticou o delito.

De acordo o Tribunal Regional Federal, neste processo já foram apresentadas as alegações finais da defesa e acusação, estando pronto para julgamento desde 16 de fevereiro deste ano. A qualquer momento sair o despacho.

Temendo ser condenado, passível de prisão, o ex-prefeito decidiu apelar para o Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, quando entrou com habeas-corpus no ano de 2015, cujo objetivo era trancar o processo para que não fosse julgado. No dia 25 de janeiro deste ano, o Desembargador Federal, Ítalo Fioravanti Mendes julgou o habeas-corpus improcedente. Desta forma, Zé Filho será julgado criminalmente, podendo ser condenado com perda dos direitos políticos em não ser candidato nas eleições de 3 de outubro de 2016.

Ainda de acordo levantamentos da reportagem do AP, o ex-gestor responde a mais duas ações penais: uma por apropriação indébita previdenciária e outra por desvio de recurso. Havendo ainda, mais duas ações cível pública na Justiça Federal. Havendo ainda mais ações cíveis e criminais na Comarca de Remanso.

A justiça está fazendo uma limpeza na região condenando ex-prefeitos acusados de praticarem crimes contra a ordem pública. Nos últimos dias três ex-prefeitos de Sobradinho, Pilão Arcado e Sento Sé foram as vítimas quando perderam os direitos políticos. No caso especifico de Remanso, o ex-prefeito Zé Filho o povo espera que a sentença saia com brevidade.

Fonte: Ação Popular / www.sentosenoticias.com - Há 7 anos Juntinho de Você, informando, entretendo e aproximando.
Tecnologia do Blogger.