CONGOS DE SENTO SÉ MANTÉM TRADIÇÃO

A tradição dos Congos em Sento Sé vem sendo cultuado e perpertualizado pelas famílias do saudoso Séo Cantonilio e Zé Verdim, que lutam para florescer um dos mais autênticos folclóricos do município.
Hoje, (15), sábado de aleluia, antes mesmo das 05 horas da manhã, os Congos fizeram uma alvorada soltando jogos de artificio como sendo o chamamento aos integrantes. Logo após se reuniram em desfile, com cânticos e ao som de Pandeiros de fabricação própria, saíram às 06h, da Rua Eunápio Peltier, em direção à sede da instituição situada na praça do bairro Tombador. Aos cânticos, musicas e rituais a bandeira de Nossa Senhora do Rosário hasteada no último dia 19/03, foi baixada hoje (15) dando inicio a abertura da festa. Os cortejos dos Congos de Sento Sé terminam amanhã domingo.
A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade. Esse fenômeno cultural é conhecido como sincretismo religioso: entidades dos cultos africanos eram identificados aos santos do catolicismo. Assim, a Igreja, as autoridades e os senhores de engenho em geral aceitavam ou prestigiavam a solenidade.
Célia exibe a Bandeira de N S do Rosário
Fonte: Sento Sé Agora (Adaptado). | www.sentosenoticias.com.br - Há 9 anos Juntinho de você, informando, entretendo e aproximando.
Tecnologia do Blogger.