TRADIÇÃO DA SUBIDA DA MONTANHA (SERRA) NA SEXTA-FEIRA SANTA (ACABANDO)
A sexta-feira Santa em Sento Sé era marcada por diversas demonstrações de religiosidade, fé, misticismo, sacrifícios com a subida da montanha por centenas de pessoas, uns como ritual de fé, promessa e outros por diversão.
OS PENITENTES – PRATICAMENTE ACABARAM
Os Penitentes faziam suas rezas, lamentações e rituais nos Cemitérios da cidade. Os cordões de “Alimentadoras de almas” formado pelas mulheres e os “Disciplinadores” (homens que se autoflagelam). Segundo os organizadores, vândalos e desocupados, jogam pedras, paus, latas de cervejas e outros objetos nos membros dos cordões, que pagam suas penitencias. Por questões de segurança, não saem em cortejo pelas ruas e avenidas da cidade. Atualmente, um reduzido numero ainda mantém suas penitencias.
Sábado de Aleluia – Queima de Judas
Sábado de Aleluia, dia que antecede a celebração da Páscoa, é também dia de muitas tradições, a queima de Judas, representação da morte, por enforcamento, de Judas Iscariotes, traidor de Jesus Cristo.
Esta tradição continua viva em algumas comunidade do município de Sento Sé. Moradores do bairro Tombador, são responsáveis em manter o costume desde o antigo povoado.
Fonte: Sento Sé Agora | www.sentosenoticias.com.br - Há 9 anos Juntinho de você, informando, entretendo e aproximando.
Leave a Comment